Qual o molho do Tataki?
- gastronomiamineira
- 14 de abr. de 2016
- 1 min de leitura
Muito conhecido na culinária oriental, o tataki, também chamado de tosa-mi, é uma maneira de preparar o peixe ou a carne na culinária japonesa. A carne ou peixe é selado, grelhado muito levemente, sobre uma chapa quente ou direto no fogo, ficando tostado por fora e cru por dentro.
Entretanto, recomenda-se que logo depois de grelhar seja c
olocado na água ou vinagre gelado. Pode ser marinado no vinagre, cortado em fatias pequenas e temperado com gengibre (puro ou batido em uma pasta, método que deu origem ao nome). Pode ser temperado também com shoyu (molho de soja) a gosto.
O método tem origem na província de Tosa, hoje parte da província de Kochi. Há uma lenda de que a técnica foi desenvolvida por Sakamoto Ryoma, um samurai revolucionário do século XIX, que aprendeu, de estrangeiros que habitavam em Nagasaki, a técnica européia de grelhar a carne.
O uso de molhos específicos da comida japonesa, às vezes, deixa o consumidor confuso. No tataki mais tradicional, você grelha o peixe levemente por fora para deixar uma camada crocante. Por dentro, ele fica cru. É como se fosse um rosbife ao extremo. Existe também uma forma também de fazer com marinada. A própria marinada gera a camada crocante por fora, mas o peixe continua (e deve continuar) cru por dentro.

Comments